Escolha uma Página

A vice-governadora de Pernambuco e presidenta nacional do PCdoB, Luciana Santos, e a artista plástica Tereza Costa Rêgo receberam no dia 25 de novembro a Medalha Leão do Norte Classe Ouro, a mais importante comenda da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe). Luciana foi indicada na Categoria Mulheres de Tejucupapo, pela deputada estadual Roberta Arraes. Tereza foi indicada pelo deputado João Paulo (PCdoB) e recebe a honraria na Categoria Mérito Cultural Gilberto Freyre. Na solenidade, ela foi representada por sua neta, Joana Rozowykwiat.

Em seu nome e dos/as demais homenageados/as, Luciana agradeceu aos parlamentares da Casa, ressaltando “que esta condecoração, para além da homenagem às nossas trajetórias individuais, nos estimula a seguir construindo coletivamente um amanhã mais justo, mais digno e com maior qualidade de vida para nossa gente. Quero novamente agradecer à deputada Roberta Arraes pela indicação, aos parlamentares que por unanimidade aprovaram meu nome e ao deputado Waldemar Borges, companheiro de vida e de luta, pelas palavras na sessão que aprovou a concessão da comenda”.

Ela destacou ainda a “grande honra de ter comigo a comenda Mulheres de Tejucupapo, que celebra no nome a força e a combatividade das mulheres pernambucanas e recebê-la no dia que se inicia os 16 dias de ativismo pelo fim da violência contra as mulheres se reveste de simbolismo e responsabilidade. Não há democracia sem haver paz e igualdade entre homens e mulheres! Seguimos juntos, juntas, firme na luta!”

Política e Arte

Luciana Santos tem um importante e longo trabalho em defesa dos direitos das mulheres de Pernambuco e do Brasil, e da população em geral. É a primeira mulher a exercer o cargo de vice-governadora do estado e já assumiu o Campo das Princesas interinamente por diversas vezes. O nome da comenda faz referência a um grupo de mulheres do distrito de Tejucupapo, em Goiana, ao Norte do Recife, que, em meados do século dezessete, expulsaram, de forma heroica, cerca de 600 holandeses de suas terras.

Da esquerda para a direita: deputado estadual João Paulo Lima; Joana Rozowykwiat, neta de Tereza; e o deputado Eriberto Medeiros, presidente da Casa. Foto: Diego Galba/VG

Tereza havia sido homenageada em sessão solene na Casa Joaquim Nabuco, em maio, em razão da passagem dos seus 90 anos. Agora, a pintora volta a Alepe para receber o reconhecimento pela importância de sua obra para Pernambuco. Tereza Costa Rêgo é um dos maiores nomes do modernismo brasileiro. Suas telas de tons saturados retratam principalmente figuras femininas e protestam contra o conservadorismo da sociedade açucareira. Ainda em atividade, a artista produz e se renova, em seu ateliê em Olinda.

Homenageados

Na solenidade, que teve início às 18h, no Auditório Sérgio Guerra, também foram agraciados com a Leão do Norte a goleira da Seleção Brasileira de Futebol Feminino, Barbara Micheline do Monte Barbosa (Mérito Esportivo Carlos Alberto de Oliveira), indicação da deputada Simone Santana; professor Abdalaziz de Moura (Mérito Educacional Paulo Freire, indicação do deputado Isaltino Nascimento; médico Aderson da Silva Araújo (Mérito Sanitário Josué de Castro), indicação do deputado William Brígido; e o também professor Wilson Sotero Dália (Mérito Administrativo e Assistência Social Ministro Marcos Freire), indicação da deputada Priscila Krause.

Do Recife, Audicéa Rodrigues