Escolha uma Página

A vice-governadora de Pernambuco, Luciana Santos, enviou nesta terça-feira (18) carta ao governador da Província de Sichuan, na China, Dr. Yin Li, se solidarizando com o povo daquele país asiático diante da grave crise sanitária provocada pelo coronavírus (Covid-19). “Em nome do Governo e do povo do Recife – capital do Estado de Pernambuco, no Brasil – externamos toda nossa solidariedade ao Governo e à população da Província de Sichuam na gigantesca tarefa de debelar a pneumonia causada pelo novo coronavírus na China”, afirma a gestora.

Em outro trecho da carta, Luciana destaca a rápida ação do governo chinês no sentido de reduzir o alcance da epidemia, bem como prestar atendimento médico aos infectados, especialmente na área continental do país. “Na verdade, estamos acompanhando com atenção o grande exemplo para o mundo inteiro de como uma sociedade solidária e socialista consegue enfrentar de forma decidida e através de ações eficazes e multidimensionais – como foi o caso das construções em velocidade inédita de hospitais nas zonas afetadas para o tratamento e recuperação das pessoas afetadas — e a demonstração da capacidade de mobilização que envolveu milhões de habitantes nas cidades atingidas pela doença”.

A governante pernambucana também se coloca à disposição dos chineses em “toda e qualquer providência que estiver ao nosso alcance para enfrentar essa adversidade”. Entre as cidades localizadas na Província de Sichuan está Chengdu, cidade-irmã do Recife. Leia abaixo a íntegra da correspondência.

Carta de Luciana Santos ao Governo de Sichuan

Sociedade solidária

Por sua vez, o vice-prefeito do Recife, Luciano Siqueira, encaminhou correspondência ao prefeito da cidade chinesa de Guangzhou, Wen Guohui. Guangzhou é cidade-irmã do Recife há mais de dez anos, com relacionamento nas áreas de cooperação e intercâmbio. Na carta, Luciano agradece a receptividade do governo local quando de sua recente visita à capital da Província de Guangdong, por ocasião das comemorações dos 40 anos do irmanamento de Guangzhou com cidades no mundo inteiro e dos 70 anos da proclamação da República Popular da China.

“Nesta carta, no entanto, expressamos a mais profunda solidariedade de nosso Governo do Recife ao enfrentamento dessa doença do coronavírus em solo chinês. Estamos certos e confiantes de que o conjunto de medidas e iniciativas do Governo da China têm sido eficazes no combate ao vírus – tanto no que se refere à rapidez para desvendar as características biológicas do mal – quanto ao tratamento dado aos que foram contaminados. A construção inédita de grandes hospitais em apenas dez dias e a capacidade de mobilização do povo nas diversas cidades afetadas são exemplos extraordinários para a humanidade de como urna sociedade solidaria e socialista pode enfrentar crises desse tipo”, destacou Luciano.

Leia abaixo a íntegra da carta do vice-prefeito do Recife ao governo chinês.

Carta de Luciano Siqueira ao governo chinês

Do Recife, Audicéa Rodrigues