Escolha uma Página

Nesta sexta-feira (13/03), faleceu, no Recife, a professora Ivonete Trindade Gomes Galvão. Nasceu no Recife, em 12 de junho de 1923. Cursou o primário e o ginásio no Colégio Americano Batista. Completou a sua formação na Escola Normal de Pernambuco. Foi presidente do Centro dos Professores de Pernambuco e da Casa do Professor Aposentado.

Por Edson Tenório*

Ela sempre dizia que se tornou “professora por um acidente”. A sua história se confunde com a história de tantas outras mulheres que almejaram seguir carreira profissional em outras áreas e, impedidas pelos pais ou maridos, acabaram se tornando professoras.

Tendo poucas alternativas, o magistério figurava para essas mulheres como uma forma viável de profissionalização. Corroborava para isso a ideia de que a educação das crianças seria atribuição de uma mulher: a professora.

O curso Normal se apresentava para as jovens como uma forma de completar a educação escolar oferecida pelo ginásio. A professora Ivonete Trindade, por exemplo, sem a autorização do pai para frequentar a Escola de Engenharia, foi impelida a se matricular na Escola Normal.

Antes de ingressar na rede pública estadual de ensino, trabalhou como assistente de datilografia na Indústria Gráfica Brasileira e na Texaco. No entanto, para trabalhar fora de casa, as mulheres deviam seguir algumas convenções. Mesmo com todas essas convenções, o trabalho no comércio ainda não era considerado compatível com as obrigações do casamento. Isso porque a mulher que tinha pretensões de casar não tinha autonomia para escolher qual carreira seguir. Por isso, quando ela teve que tomar a decisão de casar ou continuar trabalhando, resolveu se tornar professora.

Em 1949, mesmo ano em que se casou, ingressou na rede estadual de ensino. Foi professora primária e diretora da Escola Sérgio Loreto. Conseguiu conciliar a sua carreira com as funções de esposa e mãe. Teve seis filhos, dos quais duas mulheres, que também se tornaram professoras.

Inauguração da sede do Centro dos Professores de Pernambuco em 1985. Dona Ivonete segura o microfone durante fala da professora Maria Elisa Viegas de Medeiros. Foto do arquivo do professor Edson Tenório

Antes e depois da sua aposentadoria, em 1980, dedicou-se à defesa e organização da categoria. Esteve à frente do Centro dos Professores de Pernambuco nas décadas de 1970 e 1980. Nos anos seguintes, foi fundadora e esteve por muitos anos à frente da Casa do Professor Aposentado de Pernambuco.

Dona Ivonete e as professoras de sua geração são responsáveis pelo início da organização docente em Pernambuco. Numa época em que servidores públicos eram legalmente proibidos de se organizarem em sindicatos e fazer greves, as associações recreativas e culturais eram os únicos espaços que conseguiam fazer frente ao Estado na defesa dos interesses da categoria.

Hoje, os professores pernambucanos estão em luto pela perda de uma das mais dedicadas lutadoras na defesa intransigente da classe.

Dona Ivonete, Presente!

(*) Edson Tenório é professor licenciado em História (UPE) e mestre em Educação (UFPE). Dona Ivonete Trindade é uma das personagens centrais da dissertação de mestrado do professor, cujo tema é o Centro dos Professores de Pernambuco (CPP).

PS: Dona Ivonete Trindade é mãe da camarada Antonieta Trindade.