Escolha uma Página

Coerente com sua luta pela construção de uma Frente Ampla e da unidade do campo progressista em defesa da democracia no país, o Partido Comunista do Brasil (PCdoB) em Pernambuco anunciou esta semana mais uma aliança visando à composição de chapas para a disputa majoritária nas eleições municipais deste ano, desta vez com o Partido Socialismo e Liberdade (PSOL), no Cabo de Santo Agostinho, na Região Metropolitana do Recife.

Para oficializar a decisão, as direções municipais do PCdoB e do PSOL do Cabo, divulgaram quarta-feira (1º) Nota assinada pelo presidente do Comitê Municipal comunista, Tadeu Anjos, e pelo presidente municipal do PSOL, Diego Liberalino.

No texto, os presidentes das legendas signatárias, destacam que a presente aliança em torno das eleições municipais de 2020 tem o objetivo de “se opor de forma programática aos mencionados grupos políticos” em referência crítica ao atual prefeito, Lula Cabral (PSB); ao atual vice-prefeito, Keko do Armazém (PDT); Elias Gomes, ex-prefeito e pré-candidato à prefeitura local nas eleições deste ano; Betinho Gomes (PSDB); e ao pré-candidato à Prefeitura do Cabo, Delegado Antônio Resende (Podemos).

“Não é de hoje que a cidade tem rejeitado o projeto político de Elias e Betinho Gomes. Os últimos resultados eleitorais falam por si. A população entende a urgência que é libertar a cidade desse mar de corrupção, mas também entende que o tempo da família Gomes já passou e há a necessidade do surgimento de uma nova geração, que melhor represente o DNA do povo do Cabo”.

Em outro trecho do documento, os dirigentes do PCdoB e do PSOL, afirmam acreditar “em um projeto de cidade comprometido com os anseios da classe trabalhadora, da classe estudantil, das minorias, dos movimentos sociais, ambientalistas e de toda população vulnerável, animal e humana, que depende da intervenção pública para viver com dignidade”.

Leia a íntegra da Nota:

“Os recorrentes escândalos de corrupção, envolvendo o nome do prefeito Lula Cabral e a sua fatídica prisão foram eventos que desmoralizaram o Cabo de Santo Agostinho e abalaram a autoestima da população cabense, diante de tantas aparições da cidade nas manchetes policiais do país, fazendo com que o Cabo deixasse de se apresentar nacionalmente como a cidade dos empregos e das belas praias, para ser vista como a cidade das operações policiais.

O atual Vice-Prefeito, Keko do Armazém, vem tentando desvincular a sua imagem de Lula Cabral para se apresentar como uma possível solução à cidade. Mas, durante a prisão de Lula Cabral, Keko, na qualidade de Prefeito em exercício, autorizou a remuneração de R$ 25 mil ao seu parceiro de chapa, sem que o mesmo desse sequer um dia de serviço, além de ter articulado com a base “cabralista” da Câmara para protegê-lo em diversas ocasiões.

Por outro lado, não é de hoje que a cidade tem rejeitado o projeto político de Elias e Betinho Gomes. Os últimos resultados eleitorais falam por si. A população entende a urgência que é libertar a cidade desse mar de corrupção, mas também entende que o tempo da família Gomes já passou e há a necessidade do surgimento de uma nova geração, que melhor represente o DNA do povo do Cabo.

Surfando na onda de “salvador da pátria”, utilizando de frases de efeito e conduta semelhante ao Presidente Jair Bolsonaro, o Delegado Antônio Resende abandonou seu mandato de Vereador em Carpina, para se aventurar em nossa cidade. Em outro momento, a população do Cabo rejeitou as manobras políticas de quem mudou de colégio eleitoral por interesses próprios. Deveríamos aceitar essa movimentação agora? Teríamos confiança em quem abandona seus eleitores e surge em outra localidade se apresentando como a solução? E como se não bastassem as ligações político-partidárias do Delegado com Bolsonaro, Resende não poupa de flertar com o autoritarismo, apresentando uma candidatura truculenta, pautada nos ataques gratuitos aos seus adversários.

Esta frente democrática, iniciada pelo PCdoB e pelo PSOL, vem se opor de forma programática aos mencionados grupos políticos, pois acreditamos em um projeto de cidade comprometido com os anseios da classe trabalhadora, da classe estudantil, das minorias, dos movimentos sociais, ambientalistas e de toda população vulnerável – animal e humana –, que depende da intervenção pública para viver com dignidade.”

Cabo de Santo Agostinho, 30 de junho de 2020.

TADEU ANJOS

Presidente Municipal do PCdoB

DIEGO LIBERALINO

Presidente Municipal do PSOL

Do Recife, Audicéa Rodrigues, com informações do Diario de Pernambuco

Foto: Da esquerda para a direita: Tadeu Anjos (PCdoB); José Henrique (PSOL); e Diego Liberalino (PSOL) / Divulgação