O Partido Comunista do Brasil (PCdoB) realiza neste sábado (18), às 16 horas, Plenária Nacional de Mulheres pré-candidatas. O objetivo do evento é colaborar no fortalecimento e na consolidação da participação feminina na disputa eleitoral, além de debater políticas públicas voltadas às mulheres.
Estão sendo convidadas à participar, pré-candidatas do PCdoB às prefeituras e às câmaras municipais das capitais e grandes cidades.
A plenária virtual contará com a participação da presidenta nacional do PCdoB e vice-governadora de Pernambuco, Luciana Santos, além de lideranças políticas nacionais e dirigentes ligadas às entidades de luta pelos direitos das mulheres.
O evento está sob a coordenação da recém-eleita Secretária nacional da Mulher do PCdoB, Vanessa Grazziotin, que assume no lugar da ex-deputada por Santa Catarina, Angela Albino. Segundo Vanessa, para o evento, estão sendo convidadas em torno de 500 pessoas.
Da Plenária Nacional participam a Líder do PCdoB na Câmara, Perpétua Almeida; as deputadas federais, Jandira Feghali (RJ), Professora Marcivânia (AP) e Alice Portugal (BA); as pré-candidatas do PCdoB nas capitais, Manuela d’Ávila (Porto Alegre-RS) e Olívia Santana (Salvador-BA), além da presidenta da União Brasileira de Mulheres (UBM), Vanja Andrea e Glaucia Morelli, presidenta da Confederação de Mulheres do Brasil.
Da direção do PCdoB participam a coordenadora nacional do Grupo de Trabalho Eleitoral (GTE), ex-vice-prefeita de São Paulo, Nádia Campeão; a secretária nacional de Planejamento do PCdoB, Neide Freitas; a secretária nacional adjunta das Mulheres, Márcia Campos; e os secretários, Fábio Tokarski (Organização) e Ricardo Alemão Abreu (Administração e Finanças).
Conheça a nova secretária
Vanessa Grazziotin foi senadora pelo Amazonas entre 2011 e 2019, líder do PCdoB no Senado em 2014. Antes, foi eleita vereadora de Manaus e deputada federal pelo seu estado. Sua atuação no Senado foi marcada por incansável luta pela democracia, autora de inúmeras leis referentes aos direitos sociais e políticos das mulheres. Por cinco anos ela foi Procuradora da Mulher na Casa, dando maior destaque e visibilidade às pautas femininas no Congresso.
Vanessa foi eleita secretária nacional da Mulher do PCdoB na reunião do Comitê Central realizada no último fim de semana, dias 10 e 11 de julho, pela internet. Foram 124 votos a favor e 1 abstenção. Na ocasião, foi eleita ainda a secretária adjunta da pasta, Márcia Campos, integrante da direção nacional do PCdoB.
Em entrevista, Vanessa parabenizou o trabalho realizado pela ex-secretária da Mulher, Angela Albino que teve que deixar o cargo por limitação de horário, já que a mesma tem cargo na Justiça Federal. “Angela vinha fazendo um excelente trabalho à frente da pasta, mas, entretanto apresentou as suas limitações de tempo. Percebi em uma semana que o trabalho no comando da secretaria exige uma dedicação exclusiva, há muitas demandas, necessidades, e agora principalmente num momento de eleição e de pandemia, temos que inventar e aprender, rapidamente, novas formas de se fazer política e o papel da secretaria é dar esse suporte às camaradas”.
Vanessa explicou que irá seguir os passos das outras secretárias que a antecederam . “Vamos seguir adiante com essa nossa luta emancipacionista, tão importante”. Segundo ela, desenvolvendo ações de nível teórico, avaliação da situação da mulher no mundo e em nosso país, fazendo valer a compreensão do partido.
“Os desafios são muitos para continuar um trabalho que o Partido estava fazendo, na formação, na difusão, na ampliação da participação das mulheres, em termos de presença mesmo na política e na ocupação dos espaços de direção e agora nossas prioridades estão voltadas para a eleição”, ressaltou Vanessa.
A nova secretária contou ainda que um diretriz aprovada na reunião do CC foi o adiamento da 3ª Conferência Nacional de Emancipação da Mulher do PCdoB, segundo ela, a nova data está marcada para 18 a 20 de março de 2021.
Publicado originalmente no Portal PCdoB.