Escolha uma Página

Cerca de 60 membros da direção estadual do PCdoB em Pernambuco e convidados se encontraram sábado (25) na terceira Reunião Plenária da legenda no estado este ano. O encontro aconteceu durante todo o dia em ambiente virtual e contou com a participação de Luciana Santos, presidenta nacional e vice-governadora de Pernambuco; Adalberto Monteiro, da Comissão Executiva nacional; Marcelino Granja, presidente do Comitê Estadual; Luciano Siqueira, vice-prefeito do Recife e dirigente estadual e nacional, bem como dos deputados Renildo Calheiros (federal) e João Paulo (estadual), entre outros.

Trinta e seis participantes usaram a palavra, incluindo as intervenções políticas de Marcelino Granja e Adalberto Monteiro, que é também secretário nacional de Comunicação do partido, além dos informes das  secretarias de Finanças, Comunicação e Organização. Durante a Plenária virtual foi aprovada Resolução Política do Comitê Estadual, que publicamos na íntegra em nossas páginas nas redes sociais.

No documento, a direção estadual faz uma análise da atual conjuntura política, social e econômica no mundo, no Brasil e em Pernambuco cujos malefícios estão potencializados pela grave crise sanitária causada pelo coronavírus. No Brasil, a crise sanitária global é agravada pelo fator Bolsonaro, uma vez que o presidente da República “apostou na crise sanitária para estabelecer o caos e mudar o regime político de 1988, mas vem perdendo”.

“Está mais isolado e enfraquecido, seu governo não existe para enfrentar os problemas do país e do povo, está pautado pela incompetência, pela responsabilização da tragédia sanitária e pela prática diversa de crimes comuns e políticos que atingem o núcleo familiar. Mas ele não renunciou ao seu propósito autoritário e entreguista, procura a retomada de sua escalada anterior”, avaliam os dirigentes comunistas.

Frente Ampla pela Democracia

No texto, eles destacam também que “o fator causador desse enfraquecimento de Bolsonaro e do bolsonarismo é a Frente Ampla pela Democracia e salvação do país, que se formou na prática pela reação dos governadores e do Congresso Nacional à crise sanitária e pela ação do STF contra os atentados à democracia e ao estado de direito e da justiça em geral contra os indícios dos crimes seus e da sua família”.

Com relação ao nosso estado, os comunistas entendem que “as forças progressistas de Pernambuco, expressas na Frente Popular liderada pelo Governo Paulo Câmara-Luciana Santos, têm se saído vitoriosas até o momento no enfrentamento dessa múltipla crise que vivemos. Mas, não tem sido fácil e o futuro imediato é de alto risco”.

Para a direção do PCdoB-PE, o desafio é fortalecer o partido. “Para isso, conclamamos a todos/as dirigentes e militantes para fazermos vencer nossa proposta tática de formação da frente ampla pela democracia e pela salvação do povo e da nação; lutarmos com o povo, em todas as frentes, pela vida e contra a morte e pela retomada do crescimento econômico; fortalecermos o Movimento 65; concentrarmos o esforço de Estruturação Partidária na Arrecadação Financeira, na Comunicação e no fortalecimento dos Comitês Municipais; conquistarmos vitórias eleitorais, com a eleição de nossos/as prefeitos/as e vereadores/as”.

Leia no post abaixo a íntegra da Resolução Política aprovada pelo Pleno do PCdoB-PE.

Do Recife, Audicéa Rodrigues