Escolha uma Página

No próximo dia 6 de agosto (quinta-feira), às 19h, o Coletivo de Cultura Tereza Costa Rêgo promove live, com o tema: O Legado de Burle Marx no Recife. O debate poderá ser acessado nos endereços do Youtube e do Facebook do grupo (confira abaixo).

Participam do encontro virtual, como debatedores, Ana Rita Sá Carneiro, coordenadora do Laboratório da Paisagem da UFPE; Cida Pedrosa, ex-secretária de Meio Ambiente do Recife; e Luiz Vieira, professor, arquiteto paisagista da UFPE, com mediação de Janaína Granja,  especialista em políticas públicas e coordenadora do Comitê Burle Marx.

A iniciativa faz parte da XI Semana Burle Marx promovida pela Prefeitura do Recife e pelo Comitê Burle Marx. A Semana é realizada todo mês de agosto, por ocasião do aniversário de arquiteto brasileiro, considerado por estudiosos um dos maiores arquiteto paisagista do século XX, reconhecido internacionalmente e responsável pelos projetos de diversas praças e jardins na capital pernambucana.

Roberto Burle Marx nasceu no dia 4 de agosto de 1909 e, em 2020, celebraria 111 anos. Nome importante na composição de espaços públicos da capital pernambucana, seis jardins projetados pelo paisagista foram tombados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), em 2015, e se tornaram patrimônio histórico e ambiental da cidade.

São eles, a Praça de Casa Forte, no bairro de Casa Forte; Jardins do Campo das Princesas, bairro de Santo Antônio; Praça Salgado Filho, em Boa Viagem; Praça Euclides da Cunha, Madalena; Jardins da Farias Neves, no bairro de Dois Irmãos e a Praça do Derby, localizada no Centro do Recife.

Semana Burle Marx 2020

Neste ano, devido à pandemia do novo coronavírus, a 11ª Semana Burle Marx será cem por cento virtual, e contará com atividades gratuitas e online a partir da terça-feira (04), dia do aniversário do paisagista, com palestrantes do Brasil, Portugal, Uruguai e México. Além disso,  programação também contará com desafios virtuais através do Museu da Cidade do Recife (MCR), que divulgará um quiz com 10 perguntas no stories do seu perfil @museudacidadedorecife.

Quem acertar todas as perguntas participará de sorteio para ganhar um kit especial do MCR, formado por uma coleção de seis postais com praças idealizadas pelo paisagista, uma caneca com a imagem do Forte das Cinco Pontas, e o Catálogo do Acervo Cartográfico do MCR.

Ainda na terça-feira (04) e na quarta-feira (05) acontecerá, a partir das 14h, a primeira edição do Seminário Internacional Paisagem e Jardim com o tema Burle Marx em sintonia com o tempo, que contará com a participação de palestrantes do Brasil, Portugal, Uruguai e México.

Já na quinta-feira (06), às 19h, a programação ficará por conta de uma Live no YouTube do Coletivo Tereza Costa Rego de Cultura, com o tema: O Legado de Burle Marx no Recife. A ação contará com a participação de Ana Rita Sá Carneiro, coordenadora do Laboratório da Paisagem da UFPE; de Cida Pedrosa, ex-secretária de Meio Ambiente do Recife e de Luiz Vieira, professor, arquiteto paisagista da UFPE.

SERVIÇO:

O quê: Live #Terezaconvida especial sobre *O Legado de Burle Marx no Recife*

Data e hora: 6/8 (quinta-feira) – 19h

Youtube do Coletivo de Cultura Tereza Costa Rêgo: https://youtu.be/uIm2ICbvL88  Facebook https://www.facebook.com/coletivoculturape/videos/637869866828826/

Fonte: Coletivo de Cultura Tereza Costa Rêgo e Diario de Pernambuco