Sempre protagonista nas lutas em defesa de mais investimentos na educação, o PCdoB, ao longo dos anos, vem ampliando sua presença em diversos espaços, seja na atuação sindical, nos movimentos sociais e na gestão pública, por meio das bandeiras políticas educacionais.
Uma luta justa e necessária ao povo, principalmente porque entendemos, que o desenvolvimento social precisa ser construído por meio de uma plataforma política que possibilite a universalização de um sistema educacional público de qualidade, socialmente referenciado, democrático e com valorização dos trabalhadores do magistério.
E dentro dos contextos eleitorais, nos municípios da região metropolitana, o PCdoB apresenta em suas chapas que concorrem a vagas nas câmaras de vereadores, importantes quadros que acumulam larga experiência nas lutas em torno das bandeiras educacionais.
No Recife, o professor Daniel Max se apresenta como um candidato marcado pela experiência nas lutas sindicais em defesa dos professores, na construção e participação em fóruns e conferências,  além da expertise acumulada na gestão pública.
Em Jaboatão dos Guararapes, o PCdoB apresenta a candidatura da professora Fernanda Ângelo, dirigente sindical que representa e luta pela categoria no município, atuante na CTB Pernambuco e defensora incansável da educação pública.
Em Olinda, temos a candidatura do professor Brasil, que leciona na rede estadual e particular, e possui um histórico de lutas em defesa e conquista de direitos para a categoria. Foi dirigente sindical e tem experiência na esfera legislativa, uma vez que ja atuou como acessor parlamentar no município.
Em Paulista, a chapa coletiva denominada de Movimento 65, tem na sua composição, a presença dos professores Joy Luiz e Wallace Melo.
Joy Luiz é representante sindical dos professores da rede estadual em todo município e atua diariamente na defesa da categoria e por conquistas e melhorias nas condições de trabalho dos docentes.
E por fim, Wallace Melo é professor e representante sindical dos professores do setor privado, leciona na rede de ensino do Paulista, é membro do conselho de educação e presidente do comitê municipal do partido.
Eis a forma que o PCdoB se apresenta ao povo nessas eleições, com quadros experientes e convencidos em trabalhar visando a construção de cidades democráticas, com mais emprego, renda e  desenvolvimento social.
Conheça as propostas do professor Daniel Max para o Recife (65232)
Conheça as propostas da professora Fernanda Ângelo para Jaboatão dos Guararapes (65123).
Conheça as propostas do professor Brasil para Olinda(65900).
Conheça as propostas dos professores Joy e Wallace para Paulista (65987)
(*) Wallace Melo é professor e presidente do Comitê Municipal do PCdoB no município do Paulista.