O PCdoB Pernambuco realiza neste sábado, 6, a Plenária Estadual da 3ª Conferência Nacional sobre a Emancipação das Mulheres. O evento acontece a partir das 9h, em ambiente virtual, e poderá ser acompanhado pela página do partido no Facebook e pelo canal da TV PCdoB Pernambuco, no Youtube.
No mês de fevereiro e início de março, dezenas de militantes comunistas e ativistas da causa feminina se reuniram em plenárias regionais realizadas nos quatro cantos do estado (leia abaixo). Nesses encontros virtuais foram eleitas/os delegadas e delegados que na plenária estadual deste sábado representarão os comunistas de suas cidades.
No centro dos debates, a proposta de construção de um feminismo popular, que dialogue pela liberdade e autonomia das mulheres. Nesse contexto e de acordo com a tese nacional serão discutidos temas como, por exemplo:
A Crise do Capitalismo + Pandemia massacram a classe trabalhadora alimentando o racismo e o machismo.
Bolsonaro é inimigo das mulheres – Corte de verbas da saúde e educação / alimenta a política do ódio / libera e incentiva o porte de armas, que tem responsabilidade no aumento dos feminicídios.
A Luta pela vida é uma bandeira feminista! – Fora Bolsonaro e sua política negacionista / Vacina para todos e todas / Volta do auxilio emergencial / Fortalecimento do SUS e das instituições de pesquisas.
Feminismo no combate a desinformação – As fake news provocam violência política de gênero / Fake News aprofundam o racismo.
O que é o Feminismo Popular? – Luta pela emancipação das mulheres / Construção da autonomia econômica das mulheres / Liberdade de viver e o direito de escolha.
Mulheres, participem da política e definam o futuro do país – Luta pela retomada da democracia / fazer o Brasil crescer econômica e socialmente / queremos trabalho decente e mais direitos sociais / lutamos por um Novo Projeto Nacional de Desenvolvimento / Lutamos para construir um caminho para o socialismo com a cara do Brasil.
Plenárias regionais
O PCdoB-PE realizou Plenárias regionais da 3° Conferência sobre a Emancipação das Mulheres em 50 municípios localizados nas cinco regiões de Pernambuco.
Plenária da Zona da Mata, incluindo os municípios de Goiana; Carpina; Frei Miguelinho; Itambé; Amaraji; Água Preta; Ribeirão; Catende; Lagoa dos Gatos; Palmares e Rio Formoso.
Plenária do Agreste, municípios de Pesqueira; Águas Belas; Lagoa dos Gatos; Garanhuns; São Bento do Una; São João; Caruaru; Bezerros; Brejo; Santa Cruz do Capibaribe; Sanharó; Terezinha; Belo Jardim; Tacaimbó; Poção; Ibirajuba.
Plenária da Região Metropolitana Sul: Jaboatão dos Guararapes; Cabo; Moreno; Escada e Ipojuca.
Plenária da Região Metropolitana Norte: Olinda; Paulista; Abreu e Lima; Igarassu e Itamaracá.
Plenária do Recife.
Plenária do Sertão: Petrolina; Lagoa Grande; Tabira; Ibimirim; Ouricuri; Buíque; Tupanatinga; Triunfo; Cabrobó; Mirandiba; Terra Nova.
Do Recife, Audicéa Rodrigues