Escolha uma Página

Após mais de 2 anos fechado, o Diretório Central dos Estudantes (DCE Dom Hélder Câmara) da Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP), terá a estudante de Direito, Stephannye Vilela na presidência da entidade, pelos próximos 2 anos. A eleição aconteceu nos últimos dias 27 e 28 de setembro, e levou mais de mil estudantes para as urnas digitais.

Com 890 votos, a “Chapa 1 Última Instância, todo mundo no DCE” venceu a disputa que já está sendo considerada como uma importante vitória de todo o Movimento Estudantil da UNICAP, devido ao significado da amplitude formada, o número de votos no resultado final, e a culminância com a reabertura do diretório. A chapa contou com a decidida participação da União da Juventude Socialista (UJS).

“É um DCE que já inicia com muita luta. A gente vem pautando uma bolsa auxílio, para estudantes bolsistas da UNICAP, também estamos atentos e atentas a questão da redução da mensalidade já que estamos em plena pandemia onde muita gente perdeu o emprego e trancou o curso”, comenta Stephannye, ou “Sté Vilela” como é conhecida a presidenta eleita, que também é bolsista.

Outro ponto importante, destacado pela nova presidenta, foi a unificação dos Diretórios Acadêmicos (DA) em torno da candidatura de Sté: “para além da reabertura, tem a questão da construção desse DCE que foi feita junto com todos os Diretórios Acadêmicos da universidade”, destaca.

A Universidade Católica de Pernambuco é uma das principais universidades privadas do estado. Localizada em Recife, foi criada em 27 de setembro de 1951, e reconhecida pelo Governo Federal desde 18 de Janeiro de 1952. Sua origem remonta à primeira escola superior católica das regiões norte e nordeste do país, a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Manuel da Nóbrega, fundada em 1943. E ela oferece, atualmente, 36 cursos de graduação, e é composta por dez prédios no seu campus da Boa Vista (Centro do Recife). Possui cerca de dez núcleos de práticas jurídicas (NPJ) espalhados por todo Grande Recife. Ainda conta com a Unicap Jr. – empresa júnior da universidade.