Escolha uma Página

Numa bela cerimônia na Casa da Ópera de Hanói, no último dia 5 de novembro, o jornalista e escritor Pedro de Oliveira recebeu uma grande homenagem pelo seu livro “Ho Chi Minh: Vida e obra do líder da libertação nacional do Vietnã”, primeiro colocado do Prêmio Nacional de Comunicação Externa, na categoria livro, concedido pelo Partido Comunista do Vietnã.

A obra analisa a evolução do pensamento revolucionário de Ho Chi Minh, e inclui alguns dos seus mais importantes textos. Foi lançada em 2020 pela Editora Anita Garibaldi, numa parceria com a Embaixada da República Socialista do Vietnã no Brasil, e apoio da Associação de Amizade Brasil/Vietnã (Abraviet).

Entrega do Prêmio Nacional de Comunicação Externa do Partido Comunista do Vietnã

Pedro de Oliveira na cerimônia de entrega da premiação em Hanói

Membro da direção estadual do PCdoB-PE, Pedro de Oliveira revelou durante a cerimônia que sua admiração pelo país asiático começou em 1969, quando estudava na USP. Na época, assistiu filmes feitos por combatentes da Frente Nacional para a Libertação do Vietnã – mais conhecidos como vietcongues -, e participou da mobilização do movimento estudantil contra a guerra imperialista dos EUA, e pela paz.

O livro pode ser adquirido no site da Editora Anita Garibaldi: https://bit.ly/anitahochiminh

Vídeo da premiação

O vídeo da cerimônia foi divulgado no site da rede de televisão governamental vietnamita VTV. Confira aos 1h06 minutos, a entrega do prêmio, e aos 1h08 minutos, a fala de Pedro de Oliveira:
https://vtv.vn/video/le-trao-giai-thuong-toan-quoc-ve-thong-tin-doi-ngoai-lan-thu-viii-05-11-2022-587488.htm

Por Anizio Silva