Escolha uma Página

O Partido Comunista do Brasil de Pernambuco vem a público externar a sua mais profunda tristeza com a perda do médico, camarada e dirigente partidário Paulo Dantas.

Paulo Dantas era natural de Piancó, Paraíba, tornando-se posteriormente cidadão do Recife em 2016 pelos relevantes serviços prestados ao povo e à cidade do Recife que o acolheu.

Foi cursando a Faculdade de Medicina da UFPE, entre 1963 e 1968, que iniciou sua militância política participando da Juventude Universitária Católica, e posteriormente da Ação Popular (AP) e do Diretório Acadêmico de Medicina, conjuntamente com a resistência ao regime militar.

Paulo atuou intensamente nas áreas de saúde e assistência social. Foi médico pediatra voluntário da equipe de Educação Popular de Saúde nos bairros dos Coelhos e do Coque. Integrou a Comissão de Justiça e Paz da Arquidiocese de Recife e Olinda, na época de Dom Helder Câmara.

Servidor público concursado como médico do Ministério da Saúde, foi diretor do Sindicato dos Médicos, membro fundador e secretário do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Pernambuco (COSEMS/PE), e primeiro presidente do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS). Entre 1997 e 1998, foi diretor de saúde da Região Metropolitana do Recife na gestão do governador Miguel Arraes. Atuou em conjunto com outras lideranças e forças políticas para inserir na Constituição de 88 o capítulo da saúde que definiu os princípios e diretrizes do SUS.

Paulo Dantas participou ativamente na gestão pública, sendo secretário de Saúde, de Assistência Social e presidente do Instituto de Assistência Social e Cidadania (IASC) da Prefeitura do Recife, e secretário de saúde da Prefeitura de Olinda. Ainda no Recife, foi vereador destacado na Câmara em duas legislaturas.

No seu partido, o PCdoB, onde militou por décadas, foi membro da direção estadual, secretário de formação e organizador da frente de saúde, além de membro da sua comissão política.

A dedicação e o empenho de Paulo Dantas, em favor dos direitos do povo explorado e oprimido, nos deixa um exemplo de consciência política avançada. Seu legado para a jovem militância é de extremo valor para a continuidade da luta por um Brasil justo e igualitário. Como socialista convicto, Paulo nos deixa como mensagem que é possível vencer e que a história estará sempre do lado do povo.

Camarada Paulo Dantas. Sua alegria de viver e lutar estará sempre em nossas mentes e corações, e fará falta a todos e todas que te conheceram e aprenderam a te respeitar e admirar.

Paulo Dantas, presente! Hoje e sempre!

Recife, 27 de dezembro de 2023
Direção Estadual do Partido Comunista do Brasil de Pernambuco