O Partido dos Trabalhadores (PT) vai apoiar a pré-candidatura do deputado estadual João Paulo (PCdoB) a prefeito de Olinda. Ex-prefeito do Recife, o deputado deixou o partido em abril de 2018.
A decisão foi anunciada durante reunião por videoconferência na manhã de sábado (4), que teve a participação de petistas como o senador Humberto Costa; a vice-presidenta da Fundação Perseu Abramo, Vivian Farias; e o presidente do diretório municipal do PT em Olinda, Lulinha.
Lulinha explicou que o apoio foi motivado pela busca por uma aliança política antibolsonarista na cidade. “A gente tinha duas candidaturas possíveis, do PSB e do PCdoB. Fomos negociando com os partidos de esquerda da cidade e afunilando até chegar o momento em que decidimos que nosso candidato seria João Paulo”, disse.
“Além de ser um companheiro, ele representa a esquerda não só em Olinda, mas no estado inteiro. Ele fez uma revolução durante sua gestão no Recife, sendo responsável pelo carnaval multicultural da cidade e ações nos morros. Com muito agrado, deliberamos essa decisão importante para Olinda em uma candidatura unificada como projeto político”, acrescentou o dirigente.
Pré-candidato à prefeitura de Olinda pelo PCdoB, João Paulo comentou a decisão: “O apoio do Partido dos Trabalhadores em Olinda é fundamental. União das forças progressistas para combater o retrocesso que o bolsonarismo e seus aliados representam”, disse.
Olinda e a Cultura Sustentável
Nesta segunda (6), o deputado estadual João Paulo, a vice-governadora de Pernambuco e presidenta nacional do PCdoB, Luciana Santos, e a deputada federal Jandira Feghali (PCdoB-RJ) se reúnem em ambiente virtual para debater sobre Olinda e a Cultura Sustentável e a Lei Aldir Blanc, bem como escutar as demandas do setor para a cidade onde João Paulo é pré-candidato a prefeito. A partir das 19h, na plataforma Google Meet.
Do Recife, Audicéa Rodrigues, com informações do NE10;