PERNAMBUCO UNIDO VENCERÁ O CORANAVÍRUS!
BRASIL UNIDO DERROTARÁ BOLSONARO, O MENSAGEIRO DA MORTE!
O PCdoB de Pernambuco se solidariza com o povo pernambucano neste grave momento de aguda crise sanitária, econômica e social, decorrente da pandemia provocada por um vírus ainda não totalmente conhecido da ciência e agravada pelas mazelas do sistema capitalista e da ação criminosa do presidente Bolsonaro.
1- Com a experiência de 98 anos de atividade política ativa na vida da República, sempre defendendo a soberania nacional, a democracia e os direitos do povo trabalhador da Nação, o PCdoB, conforme deliberações da Direção Nacional do Partido, em sua última reunião do Comitê Central, de 18 de Abril, reafirma a necessidade da união do povo como condição decisiva para o país superar a crise presente e abrir perspectivas para retomar o caminho do desenvolvimento, tantas vezes tentado e interrompido pela ação golpista das classes dominantes a serviço dos EUA.
2- Urge fortalecer a ação conjunta dos Governadores e do Congresso Nacional para implementar as medidas de defesa da vida, de prevenção da saúde pública através da mobilização da sociedade para garantir a continuidade do isolamento social; de ajuda aos estados e municípios; de defesa do emprego, do salário e da renda dos trabalhadores e do povo – indispensável para a manutenção da vida; e para assegurar socorro às micro, pequenas e médias empresas e defender a economia nacional.
Tal ação conjunta é a expressão prática da Frente Ampla de Salvação Nacional preconizada pelo PCdoB, que, mesmo heterogênea como teria que ser ganha forma política concreta de frente ampla contra os desmandos de Bolsonaro e seus intentos fascistas.
3- Em contraposição às medidas de salvação nacional encampadas pelos Governadores, Prefeitos/as e o Congresso para debelar a crise múltipla, Bolsonaro aposta no caos, na radicalização e no confronto. Faz a semeadura da desordem, cenário que julga propício à escalada golpista que visa à ruptura com o regime democrático. Juntamente com Paulo Guedes, faz de tudo para impedir que as ajudas ao povo, aos Estados e Municípios e às pequenas e médias empresas se viabilizem a tempo. Quer a morte e não a vida.
Mas, em sua ação criminosa contra os interesses do povo e da Nação, vai se isolando cada vez mais e perdendo apoio popular, vê surgir dissensões importantes no seu governo, a exemplo das demissões dos ministros da Saúde e da Justiça. Seu governo perde o controle da situação, se mostra incapaz de enfrentar a crise. No entanto, precisa ser barrado, pois, em desespero, pode apelar para a mobilização de hordas fascistas armadas como meio de ação política.
4- Pernambuco é destaque nacional pelas iniciativas corajosas e eficazes implementadas pelo governador Paulo Câmara e o prefeito da capital, Geraldo Júlio, para conter o avanço da epidemia e proteger o povo.
. Desde o registro dos primeiros casos de infecção pelo novo coronavírus, o Governo do Estado e a Prefeitura do Recife tomaram rapidamente a decisão de decretar o isolamento social.
. Foram abertos novos hospitais e adaptados diversos outros, criando-se centenas de novos leitos exclusivos para pacientes de COVID-19; E contratados milhares de novos profissionais de saúde;
. O LAFEPE foi mobilizado para produzir álcool 70% em gel; Entregou-se milhões de equipamentos de proteção individual – EPIs para os hospitais de todo o estado;
. Abriu-se linha de crédito para pequenos empresários do polo de confecções do Agreste que queiram produzir EPIs;
. Foi criada a campanha Pernambuco Solidário, em parceira com o Porto Social, para ações em favor da população que vive nas ruas;
. Isentou-se da tarifa de água da Compesa mais de 120 mil usuários, enquadrados na categoria de tarifa social, enquanto durar a pandemia;
. Criou-se o cartão alimentação, um investimento de R$ 12 milhões para estudantes da rede pública em situação de vulnerabilidade; . E prorrogou-se o prazo de pagamento do ICMS para as micros e pequenas empresas.
5- O PCdoB conclama o povo de Pernambuco a se unir em torno do Governador Paulo Câmara e da Vice-Governadora Luciana Santos para garantir as medidas de afastamento social, rechaçar as pressões indevidas e irresponsáveis de setores empresariais que querem a abertura precipitada do comércio e dos serviços e para exigir de Bolsonaro o imediato repasse das ajudas aprovadas pelo Congresso Nacional ao Estado, Municípios e suas populações e empresas.
Cabe destacar também a participação ativa do Governador Paulo Câmara no Consórcio dos Governadores do NE e sua articulação com a República Popular da China, que, a partir do seu exemplo vitorioso de combate à pandemia, também se apresenta para a ajuda concreta ao Brasil, ao Nordeste e Pernambuco.
6- Esta situação gravíssima exige a ação decidida da militância do Partido em apoio à atuação da nossa bancada na Câmara dos Deputados, sob a liderança da deputada Perpétua Almeida e com participação destacada do Deputado Renildo Calheiros; do nosso Deputado Estadual João Paulo, do Vice-Prefeito do Recife Luciano Siqueira, do Governador Flávio Dino (MA) e da nossa Presidente e Vice-Governadora Luciana Santos. Todo apoio à CPI proposta pela Bancada do PCdoB, para confrontar e apurar as denúncias que Sérgio Moro e Bolsonaro fizeram um contra o outro, de natureza gravíssima para o sistema democrático.
7- Diante de tal situação, o PCdoB decide realizar intensa CAMPANHA DE SOLIDARIEDADE ao povo, se somando às campanhas já em curso, apoiada nos seus quadros e militantes dos Comitês Municipais e das Organizações de Base, atuantes nos sindicatos e centrais sindicais, nos movimentos feministas, estudantil, comunitário e sociais e pré-candidatos/as a Prefeitos/as e Vereadores/as. Para tanto, devemos concentrar nossa ação política de massas nas ações de COMUNICAÇÃO, com o uso competente e criativo das redes sociais e pautada pelas seguintes ações:
a- Conscientização e mobilização da sociedade para as medidas de prevenção, de manutenção do isolamento social, para evitar a contaminação do Coronavírus;
b- Desmascararamento de Bolsonaro, contrapondo sua agenda de morte, desemprego, falências das pequenas e médias empresas, desestruturação dos estados e municípios e dos serviços públicos de saúde, educação, transportes e segurança, com a AGENDA dos Governadores, dos Prefeitos, e do Congresso: a de salvar a vida, proteger o emprego, a renda, a pequena e média empresa e da salvação dos estados e municípios, especialmente do SUS!
c- Arrecadação de alimentos, produtos de limpeza e máscaras, articulada com as Igrejas e entidades de sociais para doação aos/às trabalhadores/as necessitados/as;
d- Divulgação da conquista do auxílio emergencial de R$ 600,00 como ação das centrais sindicais e dos partidos de oposição e ajudas explicativas de como acessar o benefício;
e- Mobilização de voluntários para ajudar as ações do Governo Estadual e Prefeituras, com os devidos cuidados de prevenção e proteção estabelecidos;
f- Exigência da isenção do pagamento de serviços públicos essenciais como água e luz, por parte da população mais vulnerável;
g- Articulação de amplas das forças políticas e sociais, da ALEPE, prefeitos, câmaras municipais, entidades sindicais e dos movimentos sociais, poder judiciário, empresários, intelectuais, artistas, para a formação de Comitês Cívicos de Defesa da Saúde, no estado e nos municípios.
PARTIDO FORTE LUTA MELHOR!
8- No entanto, não devemos descuidar do fortalecimento do Partido. Um PCdoB mais forte é condição para uma maior consciência e organização do povo e para que a Frente Ampla não fique a meio caminho quando remover o obstáculo bolsonarista. Devemos buscar uma vitória política e eleitoral expressiva em Pernambuco, e, para isso, temos Projeto.
9- Precisamos atuar no curso da luta contra a crise epidêmica, com informações adequadas e necessárias para a preservação da vida, da saúde das pessoas e da sobrevivência econômica, defendendo o Sistema Único de Saúde (SUS), a ciência, os profissionais da saúde e as medidas sociais de emergência, a partir das posições do Partido, do Movimento 65 e das nossas lideranças nacionais e estaduais.
Pôr em alto relevo os eixos centrais de identidade política e programática e o número da legenda 65.
10- Nesta quadra o Partido é chamado para – além de ser o alicerce e o centro dirigente da pré-campanha eleitoral – dar seguimento ao fortalecimento do Movimento 65, pré-campanha eleitoral – dar seguimento ao fortalecimento do Movimento 65, impulsionando as chapas próprias às Câmaras Municipais e alavancar as candidaturas majoritárias.
. Na pré-campanha, devemos dar atenção e prosseguir com a estruturação partidária, abarcando a Organização, a Comunicação, a Formação e as Finanças. . É imperativo avançar na regularização dos Comitês Municipais e ampliar a arrecadação de recursos próprios através da contribuição de militantes no SINCOM Digital, a começar dos(as) dirigentes partidários, e por meio da doação de amigos(as).
. E também garantir uma comunicação digital que amplie a visibilidade dos pré-candidatos e das ideias do Partido nas redes sociais.
. De agora até as Convenções Eleitorais, as pré-candidaturas do PCdoB podem e devem, a partir de 15 de maio, arrecadar recursos por financiamento coletivo pela internet, para utilizarem na campanha eleitoral.
Recife, 25 de Abril de 2020, 46º Aniversário da Revolução dos Cravos.
O Comitê Estadual do PCdoB de Pernambuco.