Escolha uma Página

O Partido Comunista do Brasil (PCdoB) em Pernambuco divulgou nesta terça-feira (28) Resolução Política aprovada pelo Pleno do Comitê Estadual em reunião ocorrida sábado (25), por meio virtual. Entre outras medidas, o colegiado aprovou a realização de intensa campanha de solidariedade ao povo do estado, tendo em vista o grave quadro de saúde e sanitário, econômico e social provocado pela pandemia da Covid-19, que afeta todo o planeta.

Somando-se às iniciativas das entidades populares, organizações sociais e igrejas já em curso, a campanha a ser desenvolvida pelos comunistas visa conscientizar e mobilizar a sociedade para as medidas de prevenção e de manutenção do isolamento social, buscando reduzir a disseminação do Coronavírus.

A iniciativa do PCdoB-PE objetiva ainda o desmascaramento de Jair Bolsonaro, contrapondo sua agenda de morte, desemprego, falências de pequenas e médias empresas, desestruturação dos estados e municípios e dos serviços públicos de saúde, educação, transportes e segurança, à agenda dos governadores, dos prefeitos e do Congresso Nacional, que é a de salvar a vida; proteger o emprego; a renda; a pequena e média empresa; e da salvação dos estados e municípios e, especialmente, do SUS.

A operacionalização da campanha envolverá quadros e militantes partidários que atuam nos sindicatos e centrais sindicais, nos movimentos feministas, estudantil, comunitários e sociais e pré-candidatos/as a prefeitos/as e vereadores/as. O Plano de Ação inclui:

  • Arrecadação de alimentos, produtos de limpeza e máscaras, articulada com as igrejas e entidades de sociais para doação aos/às trabalhadores/as necessitados/as.
  • Divulgação da conquista do auxílio emergencial de R$ 600,00 como ação das centrais sindicais e dos partidos de oposição e orientações sobre como acessar o benefício.
  • Mobilização de voluntários para ajudar as ações do governo estadual e prefeituras, com os devidos cuidados de prevenção e proteção estabelecidos.
  • Exigência da isenção do pagamento de serviços públicos essenciais como água e luz, por parte da população mais vulnerável.
  • Articulação de amplas das forças políticas e sociais, da Alepe, prefeitos, câmaras municipais, entidades sindicais e dos movimentos sociais, Poder Judiciário, empresários, intelectuais, artistas, para a formação de Comitês Cívicos de Defesa da Saúde, no estado e nos municípios.

Assista abaixo ao vídeo com mensagem do presidente estadual do PCdoB, Marcelino Granja.

Ações em defesa da vida

Na Resolução Política aprovada sábado (25), o colegiado destaca a necessidade de “fortalecer a ação conjunta dos governadores e do Congresso Nacional para implementar as medidas de defesa da vida, de prevenção da saúde pública através da mobilização da sociedade para garantir a continuidade do isolamento social; de ajuda aos estados e municípios; de defesa do emprego, do salário e da renda dos trabalhadores e do povo – indispensável para a manutenção da vida; e para assegurar socorro às micro, pequenas e médias empresas e defender a economia nacional. Tal ação conjunta é a expressão prática da Frente Ampla de Salvação Nacional preconizada pelo PCdoB, que, mesmo heterogênea como teria que ser ganha forma política concreta de frente ampla contra os desmandos de Bolsonaro e seus intentos fascistas”.

Também fruto do debate entre os integrantes do Pleno do CE, a certeza de que “em contraposição às medidas de salvação nacional encampadas pelos governadores, prefeitos/as e o Congresso Nacional para debelar a crise múltipla, Bolsonaro aposta no caos, na radicalização e no confronto (…). Juntamente com Paulo Guedes, faz de tudo para impedir que as ajudas ao povo, aos Estados e Municípios e às pequenas e médias empresas se viabilizem a tempo. Quer a morte e não a vida”.

O documento dos comunistas ressalta ainda o desempenho dos governos de Pernambuco e do Recife no combate ao coronavírus. “Pernambuco é destaque nacional pelas iniciativas corajosas e eficazes implementadas pelo governador Paulo Câmara e o prefeito da capital, Geraldo Júlio, para conter o avanço da epidemia e proteger o povo”, citando ações como:

. Desde o registro dos primeiros casos de infecção pelo novo coronavírus, o Governo do Estado e a Prefeitura do Recife tomaram rapidamente a decisão de decretar o isolamento social.

. Foram abertos novos hospitais e adaptados diversos outros, criando-se centenas de novos leitos exclusivos para pacientes de COVID-19; E contratados milhares de novos profissionais de saúde.

. O Lafepe foi mobilizado para produzir álcool 70% em gel; Entregaram-se milhões de equipamentos de proteção individual (EPIs) para os hospitais de todo o estado.

. Abriu-se linha de crédito para pequenos empresários do polo de confecções do Agreste que queiram produzir EPIs.

.  Foi criada a campanha Pernambuco Solidário, em parceira com o Porto Social, para ações em favor da população que vive nas ruas.

. Isentou-se da tarifa de água da Compesa mais de 120 mil usuários, enquadrados na categoria de tarifa social, enquanto durar a pandemia.

. Criou-se o cartão alimentação, um investimento de R$ 12 milhões para estudantes da rede pública em situação de vulnerabilidade.

. Prorrogou-se o prazo de pagamento do ICMS para micros e pequenas empresas.

Pleno do Comitê

A reunião virtual do Comitê Estadual do PCdoB-PE contou com as participações da vice-governadora e presidenta nacional do partido, Luciana Santos; do presidente estadual Marcelino Granja; do vice-prefeito Luciano Siqueira; dos deputados Renildo Calheiros (federal) e João Paulo Lima (estadual); do secretário nacional de Comunicação, Adalberto Monteiro, e de mais de 70 membros da direção estadual e convidados.

Clique no link abaixo e leia a íntegra da Resolução Política.

Resolução Política do Comitê Estadual do PCdoB de Pernambuco

Do Recife, Audicéa Rodrigues.