Escolha uma Página

“Nossa tarefa magna é forjar a Frente Ampla democrática pelo Brasil em todas as esferas da vida social, lutando com o povo e unindo-o para resistir e derrotar os intentos nefastos do Governo Bolsonaro”, afirmam os comunistas pernambucanos na Resolução Política aprovada por delegados e delegadas que representaram 49 municípios do estado na 21ª Conferência Estadual do PCdoB em Pernambuco, realizada este mês, no Recife.

“Ainda que de forma dispersa, se avolumam as iniciativas que vão forjando a união do povo para enfrentar e barrar o desastre que Bolsonaro e os EUA querem impor ao Brasil. O exemplo da ação articulada dos governadores do Nordeste para defender a Região da discriminação odiosa de Bolsonaro e viabilizar os êxitos de suas administrações, demonstra o acerto da política de frente ampla que garantiu as maiores vitórias do povo nas eleições passadas”, avaliam os comunistas.

Além da construção da Frente Ampla, o documento dá ênfase ao Plano de Ação a ser desenvolvido até dezembro de 2020, no qual são definidas tarefas que “visam dar concretude ao Plano Estadual de Estruturação Partidária, parte do Plano Nacional e aprovado pelo Comitê Estadual”, entre as quais se destacam: 1) Construir o Projeto Eleitoral 2022, com o lançamento de pré-candidaturas a prefeito, bem como eleger vereadores fidelizados à linha política do partido; 2) Manter mobilizada a base política e eleitoral; 3) Fortalecer os Comitês Municipais e Organizações de Base para agregarem a militância partidária na ação política e na luta social; 4) Reoxigenar a atividade militante individual e coletiva, com base na execução de um Plano de Formação teórica, política e ideológica.

21ª Conferência de PE

Cerca de 200 quadros militantes, dos quais 191 delegados/as eleitos/as nas conferências municipais e assembleias de Base realizadas em todo o estado, participaram da 21ª Conferência Estadual do PCdoB-PE que aconteceu nos dias 14 e 15 deste mês, no Recife. Na pauta do encontro, análise e aprovação da Resolução Política; debate sobre a conjuntura local e nacional, com destaque para os retrocessos observados nos dez meses de governo Bolsonaro, e a eleição da nova direção do partido para o biênio 2019-2021. Quinze Comitês Municipais estiveram envolvidos na organização do evento, que foi aberto com ato político-cultural realizado na noite do dia 14.

A presidenta nacional do PCdoB, Luciana Santos, durante a conferência estadual do partido em Pernambuco

A presidenta nacional do PCdoB, Luciana Santos, durante a conferência estadual do partido em Pernambuco. Foto: Elimar Caranguejo

Presentes ao encontro, dirigentes do partido em Pernambuco como a presidenta nacional do PCdoB, Luciana Santos; o vice-prefeito do Recife, Luciano Siqueira; o presidente estadual Marcelino Granja; o vice-presidente Alanir Cardoso; os deputados Renildo Calheiros (federal) e João Paulo Lima (estadual); o vereador do Recife, Almir Fernando; o secretário estadual de Meio Ambiente, José Bertotti; a presidenta da UBM-PE, Laudijane Domingos; o ex-deputado estadual e recém filiado Edilson Silva. Também: Antonieta Trindade; Valéria Silva; Zezinho; Inamara Mélo; Edna Costa: Luiz Alves, coordenador da Fundação Maurício Grabois-PE; além da participação especial da camarada Nádia Campeão, membro da Comissão Política Nacional.

Nova direção eleita

O colegiado elegeu 66 comunistas pernambucanos para compor a nova direção que comandará os rumos do partido nos próximos dois anos. São eles:

INSERIR LISTAGEM DA NOVA DIREÇÃO

Desafios

“A direção estadual do partido propõe quatro tarefas fundamentais para realizar com êxito nosso Plano de Ação Política, que visa ajudar o povo brasileiro” disse o presidente Marcelino Granja, em vídeo produzido e divulgado, recentemente, pela Secretaria estadual de Comunicação do PCdoB-PE. “A primeira tarefa é organizar o povo para lutar pelos seus direitos; a segunda tarefa é fazer propaganda do PCdoB, das nossas ideias, do Projeto Nacional de Desenvolvimento baseado em seis reformas; a terceira tarefa é filiar novos militantes para o partido; a quarta tarefa é construir um grande e ousado projeto eleitoral para 2020”, destaca o dirigente comunista.